Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

estes sete degraus

Se acreditas que chegas lá, se queres mesmo chegar lá, vais conseguir. Não interessa quem está contigo, neste momento contas tu. Só tu. Contas contigo. Com esses olhos, com essas mãos e com essa espinha dorsal. Contas contigo. Dependes de ti. Se tu acreditas que chegas lá, vais chegar. Convence cada uma das tuas artérias, cada célula, cada nervo e cada osso que te constitui. E vais conseguir.

Não esperes que te indiquem o caminho, não queiras replicar o que correu bem para uns nem fugir daquilo que afastou outros. Anda a passo rápido, corre quando for preciso. Mas pára. Senta-te nas curvas, na borda da estrada e repara no pó que levantas no teu caminho. Não te acomodes e segue o que tinhas delineado. Leva quem puderes. Leva Quem nunca te deixa. Leva gravidade. E leva o espírito que te prendia com 10 anos. De risco. De nada a perder.


Mas também podes escolher outro caminho. Podes voar. Podes subir um degrau neste Mundo e viver sempre a um palmo do chão, sem nunca o tocar. Podes viver de sonhos, de ilusões. De pseudo-conquistas e de muros imaginários. E podes usar mil, dois mil meios para isso. 

Podes começar por te rodear do irreal, do que gostarias e de como farias, se tudo estivesse nas tuas mãos. Podes ser feito de carne e flutuar. Podes pesar mas ser feito de ar. Podes tudo, tudo isto. Podes tudo isto. Mas nesse primeiro andar em que vives, a um palmo do chão, não há mais T2. Só existem as personagens que queres criar, para nunca sentires os 58kgs da solidão.


O Mundo real faz-se no R/C. Onde tudo acontece. Em que 0,1% é controlado por ti. O resto não. São esses 99,9% de desafio que te está a escapar. Desce sete degraus, não continues a subir. Porque será maior a tua solidão, a tua utopia. E a tua queda. A vida vale a pena ser vivida no meio do povo.

Nós somos o teu povo.

6 comentários:

Anónimo disse...

ah já percebi!!
blogue com estilo, boas cores, óptimo texto. gosto.gosto.gosto!!!

Ana disse...

Welcome dear :) A estrear este blog contigo só poderá correr bem. call me!

Vera disse...

Esta tua volta ao frio é demasiado excitante para nao acompanhar. E dá-me uma comichão nos dedos e uma falta de sono que me puxa de volta a uns Passos - ainda nao, mas quem sabe em breve?
Este Natal reinventei uma prima e descobri que somos parecidas, ela tem uma luz interior bem peculiar e apaixonante.
Escreve, querida Ana. Como se disso dependesse a vida, como se ninguém lesse, como se fosse a mensagem mais importante para todo o mundo.
És incrível!
Um beijo

Ana disse...

Vera do meu coração! Um destes degraus, talvez o primeiro, é teu. Foram os teus "Passos" e o que lá escrevias que me fizeram querer mais disto! E como eu gosto dessa ideia de voltares.. Querida prima, nunca nos vemos mas é como se isso não quebrasse em nada. Que luxo ter a primaVera durante todo o ano! Um grande beijo (e festinha no Sancho)

TF disse...

Ana, parabéns pelo novo blog! Parecem-me sete degraus bem positivos! :) Um beijinho!

Ana disse...

Querida Teresa obrigada! Um beijo grande aí para o Porto!